Segurança

Bitcoin é seguro?

O Bitcoin foi desenvolvido usando segurança de nível militar. Logo, bitcoins não podem ser copiados, falsificados, xerocados e fraudados e a rede não pode ser parada, pois não há como 'desligá-la' (a não ser que toda a internet seja parada), ou seja, você pode usar seu dinheiro 24 horas por dia, sem feriados ou finais de semana.

"O que aconteceria se a criptografia do bitcoin um dia fosse quebrada?"

Não acredito que isso seja algo com que você devesse se preocupar. Atualmente para quebrar uma carteira bitcoin seria necessário bilhões de anos.

Mas para responder sua pergunta te diria que a versão do Bitcoin teria que ser atualizada para contemplar um outro algoritmo de criptografia, essa é uma outra vantagem do Bitcoin, ele evolui sempre.

Quando um envio é feito ele não pode ser cancelado, tornando a moeda uma ótima alternativa para lojistas e comerciantes no geral [saiba como adicionar bitcoin a sua loja ou comércio].

"Poderia dar mais detalhes?"

Quando João envia para Maria 10 Bitcoins, o que realmente está acontecendo é uma assinatura digital de um declaração de pagamento. Na linguagem humana isso se parece com isso:

“Eu, João, envio a quantia de 10BTC para Maria”

Com certeza, João está também, preocupado que alguem pode forjar essa declaração em seu nome. Ele também sabe que Bitcoins são impossíveis de forjar. Então, como exatamente eles são protegidos?

Essas declarações são protegidas por um mecanismo chamado “Assinatura Digital”.
É uma implementação de cálculos matemáticos e criptografia fortissima, que garante que somente o dono pode produzir uma assinatura válida. Senão, a assinatura poderia ser invalidada e a transação rejeitada por qualquer um.

"Onde está o risco no uso do bitcoin?"

No começo do texto eu disse que a moeda bitcoin é parecida com um dinheiro de papel. Os riscos no uso do bitcoin são também parecidos.

Se você perder a sua carteira de dinheiro, provavelmente ela não será recuperada. No mundo bitcoin é um pouco melhor, pois sua carteira pode estar protegida por uma senha forte e em um lugar seguro, mas, vamos supor que você use uma carteira sem senha e alguém consiga roubá-la (roubo do seu celular ou computador), seus bitcoins poderão ser roubadas também.

Para saber como proteger sua carteira criamos um tópico[LINK] só baseado em como instalar sua primeira carteira[LINK] e como protegê-la[LINK].

"A rede Bitcoin pode ser atacada?"

A rede Bitcoin só pode ser atacada por outra rede de maior poder computacional que ela possui e isso atualmente é muito difícil de acontecer, atualmente a rede Bitcoin é o maior e mais poderoso computador distribuído do mundo.

Mas não se preocupe, mesmo que um dado governo gaste bilhões de dólares e consiga criar um computador tão grande quanto a rede Bitcoin, ele nunca iria conseguir confiscar qualquer Bitcoin. O único poder que ele teria seria o de atrasar pagamentos e deixar a rede lenta.

Posts do Tumblr

Carregando posts do Tumblr..